15 de maio de 2010

Nacional: A soma dos fatores




. meia colorida - Amanda Machado

Texto escrito no dia 5 de maio de 2010

As características de um país estão vinculadas a algo chamado de cultura nacional. O que se come, como se fala, o que se veste, tudo está agregado a uma cultura que não é só regional, mas de alguma forma é do "todo", até mesmo das pessoas que não se comportam de acordo. Com a Literatura não é diferente. O que se escreve em um dado momento em determinada região do país é direcionado às demais regiões e se instala como se aquilo tivesse surgido ali.
É uma questão cultural brasileira transformar tudo que aparece em "nosso", da mesma maneira que transforma o regional em nacional. Um exemplo de extensão cultural é a música brasileira, não se pode dizer que o samba é do Rio de Janeiro ou que o axé é baiano, quando se encontra inúmeros shows de axé no Rio e creio eu que na Bahia deve haver rodinhas de samba.
Na Literatura, essa extensão pode demorar mais para acontecer, mas acontece. Um estilo que surge no nordeste e ganha destaque, em pouco tempo chegará aos ouvidos de escritores paulistas, que irão estudar e compreender a origem do estilo, podendo surgir um novo adepto àquela maneira nova de escrever. O que determina o impacto de tais extensões e até mesmo transformações no estilo literário é a maneira que a informação circula entre as regiões e o interesse imediato da sociedade brasileira.


A verdade é que o Brasil não é rodinhas onde cada um toca o seu batuque, o Brasil é um país de diferenças que determina a igualdade e nada que nasça aqui, morrerá aqui sem ter sido citado em outro lugar. O brasileiro é assim, gosta de mostrar, de misturar, e se não fosse essa mania de mistura talvez não tivéssemos abrigado tantos escritores brilhantes, cada um com seu estilo de escrever e sua forma de expressar coisas tão iguais, cada um contribuindo aos poucos e com suas próprias mãos a cultura que eu posso chamar de minha.

"... aqui estou na difícil missão de levar a você uma mensagem que possa ser como uma luz ou um mantra, nós não somos mais crianças, um dia acontece a gente tem que crescer, temos que encarar a responsa, eu não deixei de achar graça nas coisas, simplesmente hoje eu quero ser levado a sério, as coisas mudam sempre, mas a vida não é só como eu espero, existe um dom natural que todos temos, nossas escolhas vão dizer pra onde iremos" .cbj

1 comentários:

  1. É verdade esse MIX, é o q faz a nossa cultura de maneira tão singular. E , com certeza, a literatura se insere aí ,bjus.

    ResponderExcluir